Grãos reduzem pastagem

22-11 10:03

O crescimento da área plantada com soja no Mato Grosso é encabeçado principalmente pelos produtores das regiões Norte e Nordeste do estado, conforme apuração da Expedição Safra Gazeta do Povo. O avanço da agricultura tem ocorrido sobre áreas que eram usadas para pastagem do gado. Apesar de os rendimentos obtidos com a oleaginosa serem bastante inferiores nessas regiões, se comparados com os de áreas consolidadas, a valorização do grão compensa o investimento na transformação do pasto em lavoura, conforme os produtores.

“Pagamos valor equivalente a 150 sacas de soja por hectare pela última fazenda que compramos (R$ 6 mil/ha). É muito barato. Se quiser vender sem reformar, consigo 280 sacas”, conta Nirto Luis Fasolo, produtor de Querência.

Com 6,5 mil hectares destinados à oleaginosa, Fasolo ampliou a área em 1,3 mil hectares somente neste ano e pretende continuar apostando na cultura. “O clima aqui é muito bom. Ano passado, colhi 2,46 mil quilos por hectare nas áreas novas e 3,6 mil quilos em áreas consolidadas. A minha ideia agora é subir para a ‘região dos baianos’ – a 220 quilômetros”, conta ele.

Localizada no Alto Araguaia, no município de Santa Cruz do Xingu, a região dos baianos (colonizada por trabalhadores da Bahia) é considerada a nova fronteira da soja em Mato Grosso. De acordo com Fasolo, muitos pecuaristas estão vendendo suas terras porque não moram na região. Além disso, a lucratividade da soja tem sido até 20% superior à oferecida pela criação de gado, aponta. “A soja rende todo ano, o boi não”, complementa. O produtor, que também faz parte da diretoria do Sindicato Rural de Querência, diz que área total de soja do município subiu 30 mil hectares nesta safra, de 230 mil para 260 mil hectares.

Para o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a soja tem potencial para somar 9 milhões de hectares em Mato Grosso à área do estado. A previsão é que a expansão ocorra aos poucos, sem interrupções.

Gazeta do Povo
Autor: Cassiano Ribeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: