No Brasil, oito empresas detêm 63% da produção e abate de frango

04/03/2015

Campinas, 04 de Março de 2015 –
Como faz anualmente, a revista Industria Avicola (www.wattagnet.com) acaba de publicar edição voltada às empresas avícolas líderes da América Latina.

Em termos continentais e no tocante à avicultura de corte, a liderança é do Brasil, tanto em relação a frangos como a perus. Pelos números apresentados, o País detém pouco mais de 50% de um plantel de frangos, cujo total latino-americano (considerados 18 países) se encontra em, aproximadamente, 11,5 bilhões de cabeças. Estão no Brasil, também, mais de três quartos de um plantel de perus estimado em 68,2 milhões de cabeças e concentrado em seis países.

Já no tocante à produção de ovos a liderança pertence ao México, responsável por um plantel da ordem de 152 milhões de poedeiras, enquanto o plantel brasileiro fica em 94 milhões de cabeças. Como o plantel total (também distribuído entre 18 países) supera ligeiramente os 421 milhões de poedeiras, a participação brasileira na avicultura de postura atinge 22% e a mexicana supera 36%.

Porém, o que mais chama a atenção na publicação da Industria Avicola no tocante ao Brasil são as empresas líderes da avicultura de corte. Pois em vez de relacionar as 10 maiores, como é de praxe, a Watt t traz 11 empresas. E explica que os dados de uma delas (Céu Azul) estão, por ora, individualizados, já que a empresa foi recentemente incorporada pela JBS.

O curioso, aqui, é que também outras duas empresas da lista – Big Frango e Tyson – acabaram incorporadas pela JBS. Com isso, as onze líderes brasileiras originalmente listadas estão, agora, reduzidas a oito.

Juntas, essas oito empresas produziram pouco mais de 3,676 bilhões de cabeças de frango, volume que corresponde a uma fatia superior a 63% do total (5,782 bilhões de cabeças) apontado por Industria Avicola para a produção brasileira.
20150304_grafico_2

Fonte: AviSite

COMMENTS: É muito pior que isso. BRF e JBS dominam o mercado. Não entendemos como o CADE apoia novas compras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: