Desempenho de boi, suíno e frango vivos nos 9 primeiros meses de 2015

30/09/2015

Campinas, 29 de Setembro de 2015 – Faltando agora, praticamente, apenas um trimestre para o encerramento do exercício, somente o boi continua a proporcionar ganho real para o seu produtor. Porque, para uma inflação prevista em pouco mais de 9% no ano e ligeiramente acima de 16% em dois anos, vem obtendo em 2015 preço médio 19,47% e 45,86% superior ao dos mesmos períodos de, respectivamente, 2014 e 2013.

Em setembro, o suíno teve um ganho de preço excepcional e fecha o mês com um valor médio mais de 20% superior ao de agosto passado. Mas esse resultado continua sendo insuficiente para reverter as perdas acumuladas desde o primeiro semestre. Assim, o produtor de suínos completa os nove primeiros meses de 2015 recebendo um valor médio quase 6% menor que o de idênticos meses de 2014. É verdade que, em relação ao valor recebido dois anos atrás o resultado atual é ligeiramente melhor (+13,96%). Porém, permanece aquém da inflação acumulada no biênio.

Como o suíno (e a exemplo de setembros anteriores), o frango vivo também teve boa recuperação de preço no mês – a ponto de alcançar a melhor média mensal dos últimos dois anos (o que, por outro lado, significa que continua com um valor menor que o de setembro de 2013). Mas se, no ano, registra evolução de preço melhor que a do suíno (+4,18%, ou seja, visivelmente aquém da inflação), em relação aos mesmos nove meses de 2013 acusa ganho ínfimo: +1,94%.

A partir desses resultados constata-se que, em 2015, o preço médio do frango correspondeu a 25,21% (ou pouco mais de um quarto) do preço do boi (arroba transformada em quilos) e a 53,38% do preço do suíno. No tocante ao boi, especificamente, é a menor relação de preços de todos os tempos. Um processo, aliás, sem tendência de reversão.

20150929_grafico_2

Fonte: AviSite

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: