Empresas multinacionais líderes se juntam em nova aliança estabelecida para acelerar a implementação do acordo da OMC sobre facilitação do comércio

22/12/2015

Objetivo é fornecer uma plataforma única para alavancar competências e recursos de negócios na implementação das reformas aduaneira e de fronteiras

Três organizações líderes do setor privado juntaram forças para lançar uma nova e importante parceria para apoiar a implementação do Acordo de Facilitação do Comércio (TFA) da OMC (Organização Mundial do Comércio).
A Aliança Global para a Facilitação do Comércio, organizada pelo Centro Internacional para a Iniciativa Privada, a Câmara de Comércio Internacional e o Fórum Econômico Mundial é apoiada pelos governos canadense, alemão, do Reino Unido, e dos EUA. O objetivo é fornecer uma plataforma única para alavancar competências e recursos de negócios na implementação das reformas aduaneira e de fronteiras.

Além disso, uma ampla gama de empresas multinacionais líderes já se comprometeram a trabalhar com a Aliança, incluindo Maersk, DHL, Wal-Mart, eBay e Huawei. Outros parceiros são esperados para juntar-se à iniciativa.
O acordo de comércio, segundo a Maersk, poderia injetar mais de US $ 1 trilhão nos fluxos comerciais mundiais com enormes ganhos para o desenvolvimento de mercados. Porém, ressalta, sua implementação exigirá um apoio importante do setor privado. “A Aliança é a primeira iniciativa que visa fornecer uma plataforma global que traga o negócio para mais perto do processo de promulgação de reformas no âmbito do acordo”, disse a companhia.

Richard Samans, Chefe do Centro para a Agenda Global no Fórum Econômico Mundial, disse que a Aliança irá conduzir de cima para baixo e de baixo para cima as reformas. “O setor privado pode desempenhar um papel vital na direção das reformas de facilitação do comércio para as áreas de maior impacto”.

Vale ressaltar que a aliança apoiará projetos relacionados com o TFA de 12 a 15 países em desenvolvimento, gargalos comerciais e trabalho com os governos para implementar reformas que permitam o comércio para as empresas locais. Ele também irá trabalhar para remediar a limitada consciência do setor privado do TFA em alguns setores e mercados.
Andrew Wilson, vice-diretor do Centro para a Iniciativa Privada Internacional, disse: “A nível de país, a aliança vai se concentrar em capacitar a comunidade empresarial local para se tornar um ator de liderança nos esforços de facilitação do comércio. Isso irá garantir que as reformas sejam implementadas e tenham resultados comercialmente significativos”.

John Danilovich, secretário- geral da Câmara de Comércio Internacional, ressaltou que nem os governos, nem o setor privado pode cumprir o potencial do TFA por conta própria. “A Aliança oferece o potencial para dar um grande salto frente a realização de ganhos deste acordo, um marco para empresas, governos e consumidores”, finalizou.

Aliança

A Aliança Global para a Facilitação do Comércio foi lançada no dia 17 de dezembro durante a 10ª Conferência Ministerial da OMC, em Nairobi, no Quênia. As principais atividades da Aliança incluem:

– Construção dos benefícios da facilitação do comércio em ambos os setores: público e privado;
– Estabelecimento de diálogos entre partes interessadas múltiplas sustentáveis sobre a facilitação do comércio;
– Mobilizar parcerias público-privadas para impulsionar a mudança, envolvendo empresas e associações locais;
– Prestar assistência técnica e financeira em apoio ao desenvolvimento de capacidades;
– Avaliação com base em métricas de negócios estabelecidos;

Para saber mais sobre a Aliança acesse o site, o link abaixo:
http://www.tradefacilitation.org/

Kamila Donato

Fonte: Guia Marítimo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: