Fiocruz detecta presença ativa do vírus zika em saliva e urina

05/02/2016

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que detectou a presença ativa do vírus zika com potencial de infecção em saliva e urina. No entanto, ainda não há comprovação de transmissão por estas vias.

— As evidências mostram presença de partículas infecciosas do vírus, com capacidade de replicação. Não há comprovação de transmissão, mas recomendamos que especialmente as grávidas tomem medidas preventivas clássicas para doenças transmistidas pela saliva. As grávidas podem se resguardar, por cautela — alerta Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz.

Principalmente no caso de gestantes, a recomendação é que evitem cotato físico, como beijo na boca. O compartilhamento de copos e talheres deve ser evitado, assim como grandes aglomerações. O uso de máscaras ainda não é necessário. Gadelha esclareceu que não há uma recomendação para se evitar o carnaval e disse que o maior cuidado deve ocorrer com as gestantes.

Leia a notícia na íntegra no link do site do jornal O Globo, abaixo:
http://oglobo.globo.com/brasil/fiocruz-detecta-presenca-ativa-do-virus-zika-em-saliva-urina-18614426?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_content=brasil&utm_campaign=newsdiaria

Fonte: O Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: