RS: Unidade de Cooperativismo acompanha gestão e desenvolvimento de cooperativas na região de Santa Rosa

07/02/2016

Mais de 30 cooperativas da agricultura familiar na região de Santa Ros já receberam o acompanhamento da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar. A assistência é prestada por uma equipe multidisciplinar formada por um administrador, um contador, uma tecnóloga em Desenvolvimento Rural, uma tecnóloga em Alimentos e um engenheiro agrônomo.

Nos anos de 2013 a 2015, por exemplo, a Unidade executou duas chamadas públicas financiadas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que beneficiaram 19 cooperativas da região, beneficiando diretamente 4.180 agricultores familiares, associados das cooperativas. A Chamada Pública do Cooperativismo 04 teve como foco a Assistência Técnica e Extensão Rural para qualificação da gestão, fortalecimento e inserção de cooperativas da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e outros mercados.

A Chamada Pública do Cooperativismo 06, por sua vez, permitiu Assistência Técnica e Extensão Rural para qualificação da gestão de empreendimentos coletivos da agricultura familiar visando seu fortalecimento e inserção nos mercados institucionais e privados.

Em 2016, a meta é atender 31 cooperativas da região e 227 no Estado, por meio do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), voltado à qualificação da gestão em cooperativas. As metas contemplam apoio à gestão, capacitação e educação para cooperativas; apoio ao acesso a crédito e saneamento das cooperativas; apoio e fomento de cooperativas; e o fomento à intercooperação.

Para Paulo Kreutz, presidente da Unicooper, central que contempla 16 cooperativas, a assistência da Unidade de Cooperativismo faz diferença. ?Com as orientações e com as ideias que a Emater trouxe, com o apoio que nos deu, nós engrenamos bem, melhorou bastante. Nas cooperativas, várias conseguiram mudar seu foco e conseguiram melhorar o lado legal, conseguiram melhorar sua visão de negócios?, comenta.

As Chamadas Públicas em números e resultados

Por meio da Chamada Pública 04, com foco na organização para fornecimento à alimentação escolar, três cooperativas receberam acompanhamento contínuo e gratuito. Apenas nos quase três anos de execução da Chamada foram realizadas 65 visitas técnicas às cooperativas. Os passos do trabalho consistiram na mobilização, pré-diagnóstico, diagnóstico, reunião de articulação, estudo de demandas das entidades executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), plano de aprimoramento, visitas técnicas, atualização do plano de aprimoramento e avaliação.

A Chamada Pública 06, com vistas à inserção das cooperativas em mercados institucionais e privados, permitiu que a Assistência Técnica realizasse 331 visitas em 16 cooperativas da região.

Também foram realizadas capacitações que contemplaram 418 diretores e associados das cooperativas. No cronograma das capacitações, segundo o coordenador da Unidade de Cooperativismo, Marcos Servat, destaque para a gestão financeira, gestão cooperativista, gestão de agroindústrias, empreendedorismo na agricultura familiar, desenvolvimento de lideranças, legislação em relação ao Conselho Administrativo e Conselho Fiscal, estruturação fiscal e financeiras, programas de acesso a mercados instituições, legislação sobre licitações públicas, boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias.

Paralelamente, também foram realizadas viagens de estudos para o conhecimento de experiências exitosas de transformação da matéria-prima e comercialização, no município de Carlos Barbosa e no Litoral Norte e Serra gaúcha.
Os projetos realizados contemplaram estudos de viabilidade de implantação de abatedouro e agroindústrias, logística, assistência à Central de Cooperativas Unicooper, apoio à organização de grupo de consumidores de alimentos orgânicos com aproximação dos produtores certificados, articulação para fornecimento de produtos a mercados institucionais e alimentação escolar.

Fonte: Emater – RS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: