Colheita da soja acelera em MT e atinge 14,4% da área

08/02/2016

O Imea calcula que o avanço nesta semana foi de 6 pontos percentuais, que correspondem a 570,6 mil hectares

As condições climáticas favoreceram a colheita da soja em Mato Grosso nesta semana, que atingiu 1,325 milhão de hectares, área correspondente a 14,4% dos 9,203 milhões de hectares cultivados. O avanço foi de 6 pontos percentuais em relação a semana passada, o que representa a colheita de 570,6 mil hectares.

Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), vinculado á Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Segundo a instituição, os trabalhos estão com defasagem de 2,4 pontos percentuais em relação à safra passada, quando nesta época do ano a colheita havia atingido 16,8% dos 9,017 milhões de hectares cultivados.

No boletim de colheita divulgado nesta sexta-feira (5/2), o Imea também revisou para cima, pela terceira semana consecutiva, sua estimativa de produtividade da soja, confirmando a tendência de recuperação das lavouras do estresse hídrico enfrentado no final do ano passado.

O Imea elevou sua estimativa de produtividade para 51,7 sacas por hectare, que projeta uma safra de 28,550 milhões de toneladas, bem acima das 27,5 milhões de toneladas estimadas em meados de janeiro, quando o rendimento previsto era de 49,8 sacas por hectare.

O levantamento do Imea mostra que apenas no norte de Mato Grosso a produtividade estimada continua abaixo da expectativa inicial, que era de colheita de 59,4 sacas. Mesmo com a revisão para cima nas últimas semanas, o rendimento previsto na região é de 52,8 sacas por hectare. Vale lembrar que houve perdas pontuais, principalmente no norte, onde alguns produtores tiveram forte prejuízo.

É justamente na região norte que a colheita está mais defasada, pois atingiu até agora 9,1% da área, ante os 29,9% de igual período do ano passado. No médio-norte, maior região produtora, a colheita atingiu 14,8% da área e está adiantada em relação aos 9,8% do início de fevereiro do ano passado.

Milho
A colheita acelerada da soja favoreceu o avanço do plantio do milho, que é semeado na sequência. Nesta semana foram plantados 189,2 mil hectares de milho e total até agora somou 371,6 mil hectares, que correspondem a 11% da área prevista (3,378 milhões de hectares).

O plantio está defasado em relação à mesma época do ano passado, quando havia atingido 12,7%. Apenas centro-sul os trabalhos estão mais adiantados que na safra passada. Lá foram semeados até agora 10,6% da área prevista, ante 5,7% no início de fevereiro do ano passado.

Algodão
O levantamento do Imea mostra que o plantio do algodão também teve um avanço expressivo, seguindo o ritmo da colheita da soja. Até esta semana foram semeados 71,3% da área estimada em 576,3 mil hectares, com defasagem de 11,5 pontos em relação ao mesmo período do ano passado. O maior atraso dos trabalhos foi registrado na região Centro-Sul, onde até agora foram semeados 65,2% da área, ante 86,1% da primeira semana de fevereiro do ano passado.

POR VENILSON FERREIRA

Fonte: Globo Rural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: