Relação de área semeada do milho sobre a colheita de soja volta para média histórica em MT

08/02/2016

O ritmo da semeadura da safra de milho 15/16 está acelerado em Mato Grosso, apesar de ainda haver atraso de 1.7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no último boletim, revelou que os trabalhos já chegam a 11% da área total estimada semada, ou 378,8 mil hectares.

De acordo com o Imea, “avanço semenal foi de 5,6 p.p., número mais que animado que o observado anteriormente. Observa-se que agora a reglação da área de milho semado sobre a da soja colhida está voltando para média história de MT, que fica em torno dos 30%”.

O Instituto destacou que isso deve-se à dois fatores: “o primeiro é que no início do período de semadura, os produtores optaram por garantir a área do algodão, dando o cenário de área disponível limitada. O segundo fator é que a pluviosidade em Mato Grosso está diminuindo, favorecendo a colheita da soja e inerentemente a semadura do milho. Caso as chuvas deem trégua, espera-se que os trabalhos de campo apertem o ritmo”.

Para o milho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou na semana passada, 20,2 milhões de toneladas, recuo de 2,4% em relação ao último ciclo, que registrou 20,7 milhões. A área de cultivo também passou de 3,4 milhões de hectares para 3,3 milhões (-0.5%) e a produção por hectare de 6 mil quilos para 5,9 mil (-5,9%). “Em Mato Grosso, maior produtor nacional, em função do atraso da colheita e do subsequente plantio do milho segunda safra, optou-se por manter a área do ano passado, […] até que se obtenha informações mais seguras sobre a intenção dos produtores”, explicou o órgão.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Weverton Correa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: