Com produtor mais cauteloso, vendas de milho em janeiro foram de 261 mil t

09/02/2016

As vendas de milho 2015/2016 em Mato Grosso seguem a passos lentos. Até o momento 56,7% da produção está com a comercialização travada, um leve avanço de 1,4 pontos percentuais em comparação aos 55,4% constatados no mês anterior. Em janeiro apenas 261 mil toneladas foram vendidas, o que aponta que os produtores estão mais cautelosos e com as atenções voltadas para a semeadura, cuja previsão é encerrar em março.

Janeiro, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), registrou o maior preço médio de vendas da safra 2015/2016 de R$ 18,34 a saca de 60 quilos.

“Entretanto, isso não foi fator forte o suficiente para impulsionar o ritmo das negociações, visto que o mês registrou o menor volume de vendas até o momento, de apenas 261 mil toneladas. Desta forma, observa-se que o produtor está mais cauteloso por já estar bastante comprometido para a safra 15/16. Isso, somado às atenções voltadas para a semeadura, pode limitar novamente os negócios em fevereiro”, destaca o Imea.

Até a semana passada, a semeadura de milho segunda safra em Mato Grosso havia atingido 11% dos 3,378 milhões de hectares destinados à cultura. A previsão para essa safra é de 19,361 milhões de toneladas de milho.

“Observa-se que agora a relação de área de milho semeado sobre a área de soja colhida está voltado para a média histórica de MT, que fica em torno dos 30%. Isso deve-se à dois fatores: o primeiro é que, no início do período de semeadura, os produtores optaram por garantir a área de algodão, dado o cenário de área disponível limitada. O segundo fator é que a pluviosidade em MT está diminuindo, favorecendo a colheita da soja e, inerentemente, a semeadura do milho. Caso as chuvas deem trégua, espera-se que os trabalhos de campo apertem o ritmo”, declara o Imea.

Da Redação – Viviane Petroli

Fonte: AgroOlhar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: