ABPA alerta para risco ao setor em caso de tributação das exportações

10/02/2016

Em nota, entidade afirma que esta taxação será extremamente prejudicial ao setor e ao país

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a cadeia produtora e exportadora da avicultura e da suinocultura do Brasil, manifestou grande preocupação com os rumores referentes à tributação das exportações de produtos agropecuários.

Líder mundial no comércio de carne de frango (quarto produto na balança comercial nacional) e quarto maior exportador de carne suína, o Brasil já tem sido consideravelmente impactado pelas altas nos custos de produção, com a elevação dos preços do milho, energia e outros, segundo nota à imprensa enviada pela entidade.

Na nota, a ABPA afirma que, em meio à perda de competitividade no acirrado mercado internacional de proteína animal, a tributação dos embarques – com a revogação da isenção da contribuição previdenciária para quem exporta – impactará a capacidade competitiva brasileira. Os resultados são imprevisíveis, seja para a saúde financeira das empresas ou para a manutenção dos postos de trabalho.

Fato é que as exportações de carne de frango, suína e outras proteínas têm sido primordiais com a geração de divisas para o Brasil, justamente em um dos momentos econômicos mais preocupantes de nossa história recente.

Ainda segundo a nota, é fundamental, neste momento, que o Governo Federal – que até o momento não se manifestou negativamente sobre esta medida – rejeite qualquer sugestão de tributação às exportações do agronegócio, defendendo os empregos e a retomada do crescimento econômico do Brasil. Qualquer ideia contraria a esta será prejudicial ao país.

Por: Portal do Comércio Exterior

Fonte: Cenário MT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: