Café: Índice de preços da OIC atingem menor nível em dois anos em janeiro

10/02/2016

De acordo a OIC (Organização Internacional do Café), em seu informativo divulgado na segunda-feira (8), os preços internacionais do café fecharam o mês de janeiro com o nível mais baixo em dois anos. A média mensal no período foi de 110,89 centavos de dólar por libra-peso, um recuo de 3,3% em relação ao mês de dezembro.

De acordo com a entidade, os preços do café recuaram acompanhando a derrocada generalizada das commodities, principalmente o petróleo. No dia 20 de janeiro, o preço diário do índice composto de preços da OIC atingiu 106,74 cents/lb, o menor nível desde 2 de janeiro de 2014. No fim do mês, as cotações acabaram registrando leve recuperação, mas ainda “permanecem em níveis muito baixos”, aponta o relatório.

O café robusta teve a queda mais expressiva dentre as variedades do índice da OIC em janeiro, chegando a 74,71 cents/lb, o menor nível em mais de cinco anos. Segundo a Organização, uma maior oferta do Vietnã no mercado, a chegada da nova safra e estoques de passagem significativos foram os principais fatores de pressão para as cotações. O grupo composto pelas três variedades de arábica também registrou queda no mês passado em meio à expectativa de maior oferta.

Ainda no relatório, a OIC destaca uma revisão nos dados de consumo mundial e repercute os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a safra 2016/17 do Brasil, que pode chegar a 51,9 milhões de sacas de 60 kg, um recorde desde a temporada 2012/13. Em relação ao consumo mundial no ano calendário 2014, a Instituição espera 150,2 milhões de sacas com aumento de consumo doméstico em alguns países da Ásia.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: