Governo intermedeia acordo e garante oferta de banana em Rio Branco

10/02/2016

Quem gosta de comer banana tem percebido que o produto anda escasso nas prateleiras dos supermercados. E quando se encontra, os fãs da fruta reclamam da qualidade das bananas.

O problema é a forte concorrência de outros estados. A banana de melhor qualidade produzida no Acre tem despertado o interesse de grandes compradores dos estados de Rondônia e Amazonas.

A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária resolveu intervir para garantir a oferta de bananas para os acreanos. Para isso, intermediou uma negociação entre produtores da fruta em Manoel Urbano com os Supermercados Araújo.

Logo após o Carnaval deve chegar às prateleiras o primeiro lote de bananas. Pelo contrato, toda semana um grupo de 20 produtores vai enviar quatro toneladas da fruta para serem comercializadas em Rio Branco.
Um desses produtores é Antônio Lázaro que tem 27 mil pés de banana prata e comprida em produção, que deve chegar a 96 toneladas em 2016.

“Fico feliz com esse contrato. Minha banana estava toda indo para outros estados. É claro que a gente quer vender, mas sabendo que nossa produção está indo para a mesa dos acreanos a satisfação é ainda maior”, afirma Lázaro.

Venda por quilo da banana aumenta lucro dos produtores

A Seap é a responsável pela assistência técnica aos produtores rurais. “Nossa ideia é levar um produto de melhor qualidade aos supermercados”, afirma José Carlos Reis, titular da Seap. O gestor lembra outras vantagens para os produtores ao comercializar com a rede de supermercados.

“Como o supermercado exige nota fiscal, o produto consegue ter um comprovante de renda que é um instrumento importante na hora de requerer benefícios como aposentadoria. Outra vantagem é que a compra é por quilo e não por cacho, o que aumenta a renda do produtor. Outro aspecto importante é que sem o atravessador esse dinheiro retorna todo para o interior, ajudando a distribuir melhor a renda no campo”, destaca Reis.

Autor: Leônidas Badaró

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: