Agropecuária caminhará no sentido contrário ao da economia em 2016, avalia Faeg

11/02/2016

O ano de 2016 será mais um em que o setor agropecuário caminhará no sentido contrário ao da economia brasileira, embora com menor crescimento em relação a 2015. “O segmento se manterá com taxa positiva entre 1,0% a 1,5% de crescimento de seu Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a economia como um todo já acumula um decréscimo, até outubro do ano passado, na ordem de 3,2%, com tendência de agravar mais ainda”, avalia José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da região). Segundo ele, “as carnes tiveram um desempenho médio, em relação aos outros produtos, com um crescimento em torno de 2% e também um pequeno crescimento no volume exportado.”

Com relação aos gargalos, ele disse que tanto bovino de corte e leite, como na de animais de pequeno porte, “além da infraestrutura. a comercialização e a melhoria da qualidade dos produtos são muito importantes para a conquista de novos mercados”.

Completam a lista de desafios para este ano a implantação e consolidação da Política Agrícola Plurianual; a realização de melhoria de infraestrutura ferroviária (formas de concessão), portuária e rodoviária; a modificação do sistema de armazenagem e de fornecimento de energia elétrica; e a reestruturação dos fundamentos da economia.

Fonte: AgroNotícias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: