O frango abatido em US$; externa e internamente.

11/02/2016

Campinas, 11 de Fevereiro de 2016 – Os dados mensais da FAO sobre o preço da carne de frango in natura no mercado internacional mostram que o valor médio alcançado no segundo semestre de 2015 recuou 11,42% em relação ao mesmo semestre de 2010 – resultado absolutamente similar ao apontado internamente pela SECEX/MDIC, cujos dados apontam queda de 11,54% (0,12 ponto percentual de diferença) no preço médio da carne de frango in natura exportada pelo Brasil.

Porém, feita uma análise individualizada dos dois tipos de carne de frango in natura exportada pelo Brasil – inteiro e cortes – constata-se que apenas os cortes intervieram nessa queda, pois o frango inteiro fechou o segundo semestre de 2015 com um preço médio 3,23% superior ao de cinco anos atrás.

Internamente, porém, os resultados vêm sendo bem diferentes. Pois, considerado o mesmo espaço de tempo (2º semestre de 2015 x 2º semestre de 2010), o frango inteiro congelado ofertado no Grande Atacado da cidade de São Paulo registra redução de preço de 40,5%.

Naturalmente, isso tem muito a ver com a hipervalorização do dólar. Notar, porém, que a queda dos preços internos é anterior ao processo de alta da moeda americana, intensificado no final de 2014.

20160211_grafico_2

Fonte: AviSite

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: