Operação Lava-Jato: Moro decide que documentos da Suíça poderão ser usados em processo contra Odebrecht

11/02/2016

O juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato em Curitiba, decidiu ontem que as provas coletadas via acordo de cooperação com a Justiça suíça poderão ser utilizadas no processo que investiga pagamento de propinas pela Odebrecht no exterior. Os pagamentos foram feitos por meio de empresas offshore controladas pela empreiteira e se destinavam a diretores da Petrobras, que também usavam offshores para receber os valores. O ex-executivo da Odebrecht Márcio Faria, preso na 14ª fase da Lava Jato, pleiteava a retirada dos documentos referentes às contas e depósitos bancários do processo que investiga corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, enquanto o Ministério Público Federal defende o uso das provas.

Em seu despacho, o juiz federal questionou retoricamente se “há ou não decisão da Corte Suíça obstaculizando a utilização dos documentos?”, respondendo negativamente em seguida. Sergio Moro ressalta que, apesar de reconhecer um erro procedimental do Ministério Público suíço, a “Corte suíça não proibiu as autoridades brasileiras de utilizar os documentos, nem solicitou a sua devolução. Pelo contrário, denegou expressamente pedido nesse sentido da Havinsur/Odebrecht”. Segundo o juiz, “o erro procedimental não é suficiente para determinar a ilicitude da prova” porque ela não foi produzida por meio de “violação de direitos fundamentais do investigado ou do acusado”.

Leia a notícia na íntegra no link do site da Veja,abaixo:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/moro-decide-que-documentos-da-suica-poderao-ser-usados-em-processo-contra-odebrecht

Fonte: Veja

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: