Embrapa: custos de produção de suínos e aves começam 2016 com forte alta

12/02/2016

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte calculados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (www.cnpsa.embrapa.br/cias), tiveram forte alta no primeiro mês de 2016. Depois de registrar baixas consecutivas em novembro e dezembro, o ICPFrango/Embrapa reagiu 7,98% em janeiro, chegando aos 216,83 pontos (o índice base, igual a 100 pontos, é referente a janeiro de 2010). A alta se deu principalmente pela sobrecarga nas despesas com a alimentação das aves (7,31%) e também da valorização dos pintainhos de um dia (0,46%). Nos últimos 12 meses, o ICPFrango/Embrapa subiu 22,64%.

Já o ICPSuíno/Embrapa, que vinha de queda em dezembro, voltou a acentuar os custos e teve alta de 6,21% em janeiro de 2016, chegando aos 216,24 pontos (o índice base, igual a 100 pontos, é referente a janeiro de 2005). Da mesma maneira que o ICPFrango/Embrapa, a alta no índice foi devido aos elevados custos com a industrialização e a aquisição de rações para os suínos (milho e farelo de soja). Nos últimos 12 meses, o ICPSuíno/Embrapa acumula alta de 21,90%.

2015 – O ano passado o ICPSuíno/Embrapa havia encerrado o período com um aumento de 15,64% no custo de produção de suínos. Os grupos de insumos que mais contribuíram para isso foram nutrição (11,46%), instalações, equipamentos e rebanho (1,38%) e mão de obra (1,09%).

Os custos de produção de frangos de corte terminaram 2015 com alta de 14,36%. Mais uma vez, a alimentação representada pelo grupo da nutrição (12,33%) foi a principal responsável pela inflação do ICPFrango/Embrapa, enquanto o grupo de insumos sanidade apresentou redução de 0,03%.

Análise detalhada – A análise detalhada e os números mês a mês, incluindo os custos de produção dos principais Estados produtores do país, também estão no site da CIAS, clicando em “custos de produção”.

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Estado do Paraná, para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema tipo “ciclo completo” no Estado de Santa Catarina.

Planilha de cálculo do custo de produção do integrado – A Embrapa Suínos e Aves atualizou a planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados realizarem a gestão da granja. A versão atualizada está disponível para ser baixada gratuitamente no site da CIAS.

A principal novidade da versão é que agora a planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica, inserir os coeficientes técnicos bem como o valor dos investimentos em instalações e equipamentos e despesas operacionais, gerando resultados de custos de modo ágil e de fácil interpretação dos resultados finais. Isto é possível porque a planilha permite comparar a receita obtida na venda dos suínos, com os custos de produção. Além da análise do resultado, a nova versão também apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.

Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos principais países produtores, baseada no custo total, que é a soma das despesas de custeio e do custo de oportunidade da mão de obra própria ou familiar, depreciação e custo de oportunidade do capital investido. O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo.

A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa. São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo. Outras informações sobre a planilha eletrônica podem ser obtidas com o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa (SAC), no endereço embrapa.br/fale-conosco/sac.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: