Feira de agronegócios em Uberlândia terá novidades para produtores rurais

12/02/2016

O evento que reúne os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários e de passeio, receberá também duas atrações inéditas este ano

A Femec – Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais, será realizada de 29 de março a 1º de abril, em Uberlândia-MG e terá novidades para produtores rurais em sua 5ª edição. O evento que reúne os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários e de passeio, receberá também duas atrações inéditas este ano. Já estão confirmadas pelas respectivas associações das raças, a 56ª Exposição Estadual de Minas Gerais do Cavalo Mangalarga Marchador e a Exposição Especializada da Raça Nelore – Expoinel.
637x325
A feira será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, no Parque de Exposições do Camaru, com entrada gratuita, das 08h00 às 20h00. Para o presidente da instituição, Thiago Soares Fonseca, a expectativa para a Femec 2016 é positiva considerando que 2015 foi um ano bom para o setor agropecuário. “Com chuvas regulares, as perspectivas de uma ótima safra e de colheita é muito boa, por isso ficamos animados e esperando que o produtor venha para a Femec e faça negócios”, afirmou.

A exposição do Mangalarga Marchador foi credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) que transferiu a sede da exposição para Uberlândia neste ano. O evento será realizado pelo Núcleo Marchadores do Triângulo, de 28 de março a 03 de abril, com julgamentos e premiações de animais. A previsão é que a prova receba mais de 200 exemplares da raça, de 150 criadores associados da ABCCMM.

A etapa da Expoinel que será realizada em Uberlândia, durante a Femec, é homologada pela Associação Brasileira de Criadores de Nelore (ABCN) e valerá para o ranking nacional da raça. A exposição deverá receber mais de 500 animais para serem julgados.

A Femec se consolidou no calendário nacional das grandes feiras de agronegócios e está entre as 20 maiores do país. Em termos percentuais, o evento apresentou o maior crescimento, 38%, entre as seis de maior expressão. O movimento de negócios na feira em Uberlândia, passou de R$ 202 milhões em 2014, para R$ 280 milhões em 2015. O público visitante também teve importante variação, saindo de 23 mil em 2014, para 31 mil visitantes em 2015.

O evento que tem suas atividades concentradas em negócios e conhecimento promoverá ainda palestras gratuitas, campos demonstrativos de sementes e insumos, feira de equinos e feira de touros e fêmeas do Pró-Genética. A Femec recebe ainda as principais instituições financeiras públicas e privadas que viabilizam a realização de negócios no período.

O Parque de Exposições do Camaru fica na Avenida Juracy Junqueira de Rezende, nº 100 – Bairro Pampulha – Uberlândia-Mg. A programação do evento está no site http://www.femec.com.br, outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3292 8840.

Campos Demonstrativos são plantados no Camaru para a 5ª Femec

Produtores rurais poderão conhecer o que há de mais avançado no mercado de Tratamento de Semente Industrial (TSI) para variedades de soja, milho e sorgo durante a 5ª Femec, que acontece de 29 de março a 1º de abril de 2016, no Parque Camaru. Os Campos Demonstrativos, que também servirão para demonstrar resultados do uso de fertilizantes e defensivos, começaram a ser preparados em janeiro.

A área de 7 mil m² foi dividida em 10 plotes que serão ocupados por empresas que apresentarão diferentes variedades de sementes. A ideia é dar a chance para o produtor conhecer as cultivares que se adaptarão melhor em sua propriedade. Com as plantas já adultas na época da feira, o público poderá observar as vantagens do uso de TSI, técnica que prepara os grãos a serem plantados com camadas de polímeros, elementos químicos e nutricionais que ajudam no desenvolvimento da planta.

O técnico Luis Jafelice, responsável pelos plotes da Seedcorp, que participa pela primeira vez do projeto, explica que a tecnologia a ser apresentada na Femec reduz custos e melhora a produtividade da lavoura, além de oferecer maior segurança para o trabalhador. Para Jafelice, a Femec é uma oportunidade para a empresa falar diretamente com clientes específicos que buscam cada vez mais otimizar seu tempo em função do plantio de mais de uma safra por ano. “Na Femec ele terá oportunidade de conhecer várias opções em um mesmo local”, afirma. A empresa apresentará sete variedades de sementes de soja e três tratamentos durante a feira.

Outra marca que estará presenta no evento, a Bayer apresentará todo seu portfólio, com foco em sementes de soja. O representante de vendas Alexsandro Ribeiro conta que a intenção é montar um vitrine na feira para mostrar a condução do plantio com aplicações de fungicidas e inseticidas oferecidos pela empresa. “A Bayer está presente no campo e participa de todos os eventos nas regiões onde atua”, conta.

A área receberá também produtos das marcas Dupont, Pioneer, Sementes Gurupi, Nidera, Advanta Sementes entre outras. O coordenador da Femec, João Carlos Semenzini, ao idealizar o projeto, viu a possibilidade de permitir que agricultores conheçam opções de sementes que normalmente são apresentadas somente em grandes “Dias de Campo” promovidos pelas empresas em fazendas e com acesso restrito.

Femec 2016 terá capacitação gratuita para produtores rurais

O Sindicato Rural de Uberlândia oferecerá gratuitamente, amplo programa de capacitação para o produtor rural com seminários, cursos, palestras e clínicas tecnológicas, durante a 5ª Femec que acontecerá no Parque Camaru, de 29 de março a 1º de abril de 2016. As inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.femec.com.br a partir de março e no local das palestras.

Os temas das apresentações foram sugeridos por técnicos de instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio. Entre os assuntos, estará a discussão sobre a situação hidroambiental na região, com foco no saneamento rural, gestão do lixo nas propriedades, conservação da água e do solo, reuso de efluentes e uso correto de agrotóxicos. O evento terá ainda seminários sobre o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE), técnicas de irrigação e Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

Serão discutidos também temas relacionados à piscicultura, como prevenção de doenças, nutrição, manejo e formas de abate de peixes. No segmento da fruticultura e olericultura serão abordadas técnicas de Mulching para controle de nematoides, além de orientações sobre culturas de produtos como Maracujá, Tangerina, Alface, Banana, Goiaba, Uva, Beterraba etc.

Na bovinocultura, serão debatidas questões sobre cruzamentos em bovinos de corte e de leite, com perspectivas de melhoramento genético. O programa abordará ainda a agroindústria rural, além de cursos de processamento de alimentos e utilização de produtos da roça na gastronomia.

As seguintes instituições apoiam o Sindicato Rural na composição do cronograma de palestras:

Sebrae, Faemg, Senar, Governo de Minas, Emater-MG, IMA, EPAMIG, IEF, SUPRAM, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Prefeitura de Uberlândia, Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, Secretaria de Meio Ambiente, DMAE, Ferub, Vigilância Sanitária, ABCZ, Associação de Criadores de Girolando, CEASA, CBH Araguari, Aciub, Cooperaf, Guabi, Associação de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, Associação de Criadores de Nelore.

5ª Femec

O Sindicato Rural de Uberlândia promove a 5ª Femec – Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais – de 29 de março a 1º de abril, das 8h às 20h, no Parque de Exposições Camaru, com entrada franca. Os principais fabricantes de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas estarão presentes no evento para apresentar ao produtor rural o que há de mais avançado em termos de tecnologia destinada à produção com informações técnicas qualificadas. Durante a feira, o público terá a oportunidade de participar de cursos e palestras gratuitas.

Fonte: Assessoria Sindicato Rural de Uberlândia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: