Produção de café da Colômbia supera um milhão de sacas em janeiro

12/02/2016

A Colômbia começou o ano com bons níveis de colheita, mas ainda persistem as preocupações com relação aos efeitos adversos do El Niño. Em janeiro, a produção de café foi de 1,136 milhão de sacas de 60 quilos, 4% a mais do que em janeiro de 2015. Vale a pena destacar que parte do volume de produção de janeiro corresponde ao café colhido no final do ano anterior.

Entretanto, nos últimos 12 meses (fevereiro de 2015 a janeiro de 2016), a colheita cafeeira alcançou 14,2 milhões de sacas, 16% a mais que as 12,2 milhões de sacas colhidas no mesmo período do ano anterior.

Até agora nesse ano cafeeiro (outubro de 2015 a janeiro de 2016), a colheita alcançou 5,3 milhões de sacas, 20% a mais que as 4,4 milhões de sacas produzidas no mesmo período do ano anterior (outubro de 2014 a janeiro de 2015).

“Apesar do crescimento na produção, várias regiões cafeeiras foram seriamente afetadas pela seca, cujas colheitas apresentam uma maior proporção de grãos de menor densidade ou “averanados”, efeito adverso que requererá medidas conjuntas e esforços interinstitucionais urgentes”, disse o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), Roberto Vélez Vallejo.

“Como vínhamos advertindo há um tempo, o El Niño está se apresentando com maior intensidade que a projetada desde meados de 2015 e há uma preocupação em muitas regiões cafeeiras sobre o grau, se a seca se prolongar, suas colheitas serão impactadas”.

As exportações de café, por sua vez, também mantiveram um ritmo de crescimento. Em janeiro, as exportações foram de 1,109 milhão de sacas, 5% a mais que as 1,058 milhão de sacas exportadas em janeiro de 2015.

Sobre o volume de exportações de janeiro, a FNC participou com 24,1%, equivalente a 267 mil sacas.

Nos últimos 12 meses, as exportações alcançaram 12,8 milhões de sacas, 16% a mais que as 11 milhões de sacas exportadas no mesmo período do ano anterior.

Até agora nesse ano cafeeiro (outubro de 2015 a janeiro de 2016), as exportações de café alcançaram 4,6 milhões de sacas, 12% a mais que as 4,1 milhões de sacas do mesmo período do ano anterior.

As informações são da http://www.federaciondecafeteros.org

Tradução por Juliana Santin

Fonte: CafePoint

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: