Suinocultura de baixa emissão de carbono será debatida no Show Safra BR-163

12/02/2016

O Brasil ocupa a quarta posição como maior produtor de suínos do mundo e Mato Grosso já se posiciona entre os cinco maiores produtores do país. No eixo da BR-163 concentram-se os maiores produtores do Estado, e a preocupação com a produção sustentável está cada vez mais presente.

Desde 2015, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem priorizando a produção sustentável de suínos visando à baixa emissão de carbono na atmosfera, Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Dentre as ações desencadeadas pelo Mapa está um acordo que tem a missão de colocar em prática o projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono. Um dos focos do Plano é o tratamento de dejetos animais.

Conforme explica o secretário Caio Rocha, no ponto de vista da sustentabilidade e meio ambiente, o tratamento de dejetos é fundamental dentro do Plano ABC, além de subsidiar práticas para o produtor. “Estamos divulgando e alertando o produtor rural que ele tenha condições de buscar esses recursos, que não são despesas, são investimentos, no aumento da renda e da produtividade”, enfatiza.

Modelos e maneiras de economizar carbono na suinocultura e tecnologias de sustentabilidade e bem-estar animal devem ser debatidos no Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, que será realizado no Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde. De acordo com o Mapa, responsável pela realização do Fórum, será uma oportunidade para divulgar, junto à cadeia de suínos, as tecnologias que estão sendo utilizadas no Brasil e no mundo. Além disso, será o momento de informar sobre as linhas de financiamento disponibilizadas pelo governo para subsidiar a implementação.

“Esse fórum vem ao encontro dos anseios de produtores e participantes do evento, que poderão esclarecer dúvidas e responder questionamentos pertinentes a esse tema de suma importância econômica e ambiental para toda nossa região”, pontua o engenheiro agrônomo Rodrigo Pasqualli, integrante da comissão de organização do Show Safra BR 163.

O Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono está marcado para as 14 horas do dia 1º de abril, no Auditório Cerrado, no Centro Tecnológico da Fundação Rio Verde.
A informação é da assessoria

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: