Cerrado Mineiro espera colheita antecipada de café neste ano

14/02/2016

Chuvas vieram um mês antes do normal no ano passado e fizeram cafezal florescer antes do tempo. Clima também deve beneficiar a qualidade dos grãos nesta safra

– O Cerrado Mineiro pode começar a colher café mais cedo neste ano, graças à antecipação das chuvas no ano passado. O clima favoreceu o desenvolvimento das lavouras, gerando expectativa de aumento da produção e da qualidade do café nesta safra.

O presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (MG), Cláudio Morales Garcia, afirma que a região costuma receber chuvas em outubro. Em 2015, porém, choveu bastante em setembro – no município de Araguari, foram70 mm –, o que fez surgir uma grande florada no final do mesmo mês.

“Com isso, nossa colheita, que sempre tem início no final de maio, este ano deve começar no final de abril ou no início de maio”, diz Garcia.

O cafeicultor João Alberto, há mais de 20 anos na atividade, teve uma das piores produtividades na última safra. Mas a situação deve mudar agora, quanto ele espera produzir, numa área de 36 hectares, o dobro das 1,5 mil sacas da temporada passada.

A chuva em abundância neste início de ano ajudou a recuperar parte das lavouras. A umidade no solo nesta fase do ciclo produtivo favorece o enchimento do grão.

Nesta safra, a região de Araguari deve produzir 800 mil sacas de café arábica, também duas vezes o que foi colhido na última safra. Por outro lado, o custo de produção deve aumentar cerca de 20% em relação a 2015, por conta da alta do dólar.

De acordo com os produtores, o preço do café não acompanha essa elevação dos custos. Segundo João Alberto, o preço obtido pela saca na região varia hoje em torno de R$ 480, o que estaria 5% abaixo do valor alcançado há dois anos.

“Nós esperamos que o mercado possa reagir, pois, mesmo com o aumento da produção, o volume não deve ser suficiente para abastecer as exportações e o mercado interno”, afirma o cafeicultor.

Fonte: Rede Social do Café

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: