Abertura Oficial da Colheita do Arroz será pautada pela inovação

15/02/2016

A 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorrerá de 18 a 20 de fevereiro no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, no Rio Grande do Sul, terá a discussão sobre tecnologias e inovações para o setor, além do debate sobre temas importantes para a cadeia produtiva, como principais assuntos.

O evento, considerado o maior da América Latina no setor, espera reunir pelo menos dez mil pessoas nos três dias. Um dos pontos altos será a audiência pública do Senado Federal, na tarde de sexta-feira, dia 19 de fevereiro, que tem a proposta de debater e criar ambiente positivo para a implantação definitiva de lei nacional com objetivo de eliminar a guerra fiscal entre os estados que vem interferindo na renda do campo e privilegiando o produto importado.

O presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz do Mapa e da Comissão do Arroz da FARSUL, Francisco Schardong, define o setor arrozeiro como a cultura mais politizada no Brasil. “A Câmara Setorial Nacional do Arroz terá uma reunião, em que haverá, inclusive, um painel sobre custos de produção da safra, desenvolvido pelas assessorias econômicas de FARSUL e Irga”, anuncia. Ele também comenta sobre a Audiência Pública, “A audiência será acerca da guerra fiscal entre estados que tem maltratado o arroz gaúcho. O objetivo é fazer uma legislação nacional. O primo pobre da cesta básica estará recebendo de braços abertos”, comenta.

Segundo o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, o objetivo é mostrar a grandeza da lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul e a Fronteira Oeste vem se destacando na produção brasileira do grão. “Queremos mostrar a verdadeira grandeza que é a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul. A maior lavoura fora do Continente Asiático”, salienta.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz vai proporcionar aos participantes a oportunidade da troca de informações a fim de qualificar as decisões dos produtores rurais para maiores produtividades em suas lavouras, bem como posturas mercadológicas mais profissionais e adequadas para o momento, viabilizando opções de mercado em termos de fornecedores de crédito, insumos e de toda gama de serviços e produtos necessários para viabilizar a atividade agrícola, não somente o arroz.

A ideia também é criar ambiente para difusão de novas tecnologias de produção, especialmente nas vitrines tecnológicas, troca de experiências entre produtores rurais, instituições de ensino e principalmente marcar o início simbólico da colheita do arroz, através da solenidade de Abertura Oficial, ocasião em que é ressaltada a importância deste cereal para a economia gaúcha e alimentação do povo brasileiro e também do mundo.

Oficinas do SENAR/RS na 26ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz

Com foco na produção arrozeira, as oficinas irão apresentar parte dos cursos de capacitação desenvolvidos pelo SENAR-RS em parceria com os Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Estado. Este ano serão oferecidas três oficinas: Máquinas, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Foco Motivacional, todas conduzidas por técnicos da instituição. A primeira irá abordar a regulagem e manutenção das colheitadeiras utilizadas na produção do grão, orientando o produtor a fim de diminuir as perdas na lavoura. O painel, que ocorre as 9h, 11h30, 14h, e 16h30 será dividido em uma parte técnica, para introdução das informações, e prática, com a utilização de uma máquina para ilustrar as regulagens explicadas, como sistema de corte e sistema de trilha.

A oficina do CAR irá explicar como o produtor pode fazer seu cadastramento a partir do software desenvolvido pelo Governo Federal, que está à disposição para baixar pelo site http://www.car.com.br. O visitante também será orientado sobre as recentes especificações decretadas pelo Estado a respeito dos Biomas Pampa e Mata Atlântica.

Já a oficina de Gestão com Foco Motivacional irá tratar das ferramentas de gestão e liderança no campo. Entre os pontos apresentados estão o planejamento, o trabalho em equipe e a condução geral da propriedade rural. A atividade ocorrerá nos horários 10h30, 15h, e 17h30.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma oportunidade para reforçar o contato da instituição com o produtor gaúcho. “Trata-se de uma das principais culturas do Estado, que pode avançar muito mais através do conhecimento técnico e do desenvolvimento social. Em vista disso, assumimos o compromisso de atingir o maior número possível de produtores através de nossas ferramentas de capacitação. Estar presente em eventos como este colabora para alcançarmos tal objetivo”.

Fonte: FARSUL – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: