Chuva anima os agricultores de várias regiões do Nordeste

15/02/2016

A chuva das últimas semanas animou os agricultores de várias regiões do Nordeste. Muitos plantaram antes da época ideal e, apesar da previsão de tempo seco até a colheita, o pessoal está otimista.

A vegetação voltou a ficar verde em Caruaruno agreste de Pernambuco. O cenário trouxe esperança para os cerca de 30 mil agricultores familiares do município, que estavam sofrendo com a estiagem há dois anos. Nesse período, a produção de milho e feijão, principais cultivos da região, diminuiu de 1,3 mil toneladas para 100 toneladas.

A esperança começou a surgir no fim do ano passado quando o céu ficou nublado antes do que se esperava.

O histórico de falta de chuvas fez alguns agricultores mudarem os hábitos. Antes eles esperavam o mês de março, que é o início do período de chuva na região, mas assim que as chuvas começaram a cair, alguns deles já estavam plantando.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima explica que as chuvas que estão caindo são incomuns para a região. Em janeiro de 2016 foram 74 milímetros, três vezes mais do que em janeiro de 2015. Mesmo assim, a previsão é de que as chuvas de agora em diante fiquem abaixo da média histórica.

No Piauí, se depender da chuva, não vai faltar feijão na roça de Maria Antônia, mas o mesmo não dá para dizer do arroz e do milho. E não foi pela ausência de chuva, foi pelo excesso dela. A roça está plantada ao lado do Rio Mucaitá e está completamente encharcada. Mas isto não afasta o otimismo dos agricultores de Nazaré do Piauí.

Leia a notícia na íntegra no link do site G1 – Globo Rural, abaixo:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/02/chuva-anima-os-agricultores-de-varias-regioes-do-nordeste.html

Fonte: G1 – Globo Rural

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: