Clima: Semana começa com muita nebulosidade e chuva em grande do Centro-oeste e Norte do Brasil

15/02/2016

Áreas de instabilidade são observadas sobre quase todas as áreas produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, oeste de Minas Gerais, Maranhão, Pará e Rondônia nessa manhã de segunda-feira. Há registros de chuvas também sobre a metade oeste de São Paulo, mas nesse caso são pancadas de chuvas bem mais pontuais. Desse modo, trabalhos de colheita e plantio estão e poderão permanecer paralisados ao longo do dia, por conta dessas chuvas, principalmente nas regiões do Centro-oeste. E essa associação entre essas áreas de instabilidade com o forte calor irão provocar pancadas de chuvas, principalmente no período da tarde em várias localidades das regiões Sul, Sudeste e do Matopiba. Podendo gerar paralisações dos trabalhos agrícolas, mas por outro lado irão manter os solos com bons níveis de umidade. Tempo mais aberto somente no extremo sul do Rio Grande do Sul.

E esse deverá ser o padrão do tempo ao longo de toda essa semana, ou seja, pancadas de chuvas intercalados com alguns períodos de melhoria. Mas vale ressaltar que como há previsões para pancadas de chuvas durante toda a semana, não estão descartadas a possibilidade de que uma ou outra região/propriedade possa ter seus trabalhos agrícolas totalmente paralisados ao longo de toda a semana, principalmente nos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Dessa maneira, a intensificação desses trabalhos nos períodos de melhoria poderão fazer toda a diferença para o sucesso das lavouras. Além disso, tais condições meteorológicas manterão favoráveis há uma maior proliferação de doenças.

Além dessa semana, a próxima também deverá ter esse mesmo padrão meteorológico, portanto, dessecações da soja deverão ser feitas com muita cautela, já que há possibilidade de que venham a ocorrer períodos maiores de paralisações nos trabalhos de colheita.

clima

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

Fonte: Somar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: