Comitiva de Mato Grosso inicia amanhã contatos com árabes para fomentar negócios

15/02/2016

A delegação mato-grossense chega hoje, aos Emirados Árabes, e participa, amanhã, do Fórum Global para Inovações na Agricultura onde mostrará as potencialidades do Estado com objetivo de aumentar as vendas de soja, milho, carne e demais produtos aos árabes. À tarde, eles visitarão uma planta de uma indústria brasileira de alimentos. Na quarta, os mato-grossenses participam de reuniões com dirigentes da Câmara de Comércio de Abu Dhabi e empresários. Na quinta, haverá visitas técnicas a uma fazenda modelo e ao Masdar Instituto de Ciência e Tecnologia. À tarde, reunião na Câmara de Comércio Internacional dos Emirados Árabes Unidos e visita à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Endrigo Dalcin, presidente Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) faz parte da comitiva e apontou que “os países do oriente estão, cada vez mais, se destacando como grandes consumidores das commodities mato-grossenses”.

Mato Grosso aumentou as vendas em 24% para o Oriente Médio, com destaque também para o Irã (25%) e Arábia Saudita (20%), conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Entre janeiro e novembro de 2015, os valores exportados por Mato Grosso aos Emirados Árabes deram um salto de 140%, na comparação com igual período de 2014.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 28% de todo o milho que o Estado exportou foram para países do Oriente Médio. A participação da soja é menor, de 5%, porque a China é o maior consumidor da deste grão mato-grossense.

A comitiva de Mato Grosso, liderada pelo governador Pedro Taques, é formada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, secretário do Gabinete de Comunicação, Jean Campos, superintendente da Sedec, Fabiana Furlan, o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf, o deputado Dilmar Dal Bosco, diretores da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agropecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: