Décima edição da Expedição Safra é lançada oficialmente em Curitiba

15/02/2016

Evento que marcou início da fase colheita do ciclo 2015/16 ocorreu nesta segunda-feira (15) na sede do Instituto Emater.

Henry Milleo/Gazeta do Povo
lancamento expedicao safra - HM (17)-kJc-U102512743053RhH-1024x683@AGRO-Web
Mais de 150 pessoas compareceram ao evento de lançamento nesta segunda-feira (15). | Henry Milleo/Gazeta do Povo

A sede do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) foi o palco oficial do lançamento da décima edição da Expedição Safra Gazeta do Povo nesta segunda-feira (15). Cerca de 150 pessoas, representando mais de 30 entidades e empresas ligadas ao agronegócio compareceram ao evento técnico e de relacionamento que oficializa o início do levantamento de campo na fase de colheita do ciclo 2015/16.

O coordenador da Expedição, Giovani Ferreira, lembrou que nesta safra o Brasil tem potencial para colher 215 milhões de toneladas. Deste total, 99,8 milhões de toneladas correspondem a soja e outros 29,6 milhões de toneladas correspondem ao milho verão.

Ele destacou o peso das exportações para a expansão desse mercado. “Durante treze anos consecutivos foi o agro quem garantiu um saldo positivo da balança comercial brasileira”, frisou. Acrescentando o farelo de soja a conta, as exportações totais dos três produtos irão atingir 102,6 milhões de toneladas neste ciclo, recorde histórico para o setor.

Autoridades presentes no evento destacaram a contribuição gerada pelas informações coletadas pela Expedição Safra nos trabalhos de campo. “A boa informação é um insumo fundamental para as divisas”, destacou o secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. “Somos parceiros desse projeto desde o início e reconhecemos a importância das informações geradas pela Expedição”, complementou Robson Mafioletti, assessor técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

A relevância do projeto se confirma na base da cadeia produtiva. “Não adianta nada o agricultor produzir bem se não tiver informação de qualidade para negociar a safra depois”, avaliou o produtor rural Valdir Fries, de Itambé (Norte do Paraná).

Anfitrião do evento, o presidente do Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, lembrou que a entidade completa 60 anos em 2016 e destacou que um dos desafios para o crescimento contínuo do campo é avançar na extensão rural.

Roteiro em execução

As equipes da Expedição Safra já passaram por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e nesta semana cumprem agenda em São Paulo, Minas Gerais e Goiás antes de avançar por mais dez estados e três países. Ao todo, mais de 65 mil quilômetros de estradas serão percorridos para acompanhar in loco as condições das lavouras nacionais e internacionais.

Fonte: Gazeta do Povo – Agronegócio – Redação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: