Plantio de algodão está atrasado em MT e deve continuar até o fim do mês

15/02/2016

Em Mato Grosso, o atraso na colheita da soja mudou o calendário do plantio do algodão e tem agricultor preocupado com a queda na produtividade e a possibilidade de aumentar a incidência de pragas.

Na região de Campo Verde, onde nesta safra devem ser cultivados cerca de 85 mil hectares de algodão, muitos produtores avançaram o plantio pelo mês de fevereiro.

“A gente procura plantar o algodão dentro do mês de janeiro. A gente fala aí na ordem de 35%, chegando a até 40% de algodão, que pode avançar o mês de fevereiro, e tem aquela que vai avançar demais o mês de fevereiro. Vamos ter algodão plantando até após o dia 15 de fevereiro, o que acaba sendo um risco por causa da questão climática”, explica o agrônomo Alexandre Lopes.

O risco é faltar chuva quando a planta estiver no enchimento da pluma. Além de afetar a produtividade, o plantio estendido do algodão também pode dificultar o controle de pragas, principalmente o bicudo. Isso porque durante meses, a região vai ter lavouras em diferentes estágios. Quando a colheita começar, por exemplo, em meados de julho, muitas outras ainda vão levar de 30 a 50 dias para serem colhidas.

Leia a notícia na íntegra no link do site G1 – Globo Rural, abaixo:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/02/plantio-de-algodao-esta-atrasado-em-mt-e-deve-continuar-ate-o-fim-do-mes.html

Fonte: G1 – Globo Rural

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: