7 estratégias para uma rotina mais produtiva

16/02/2016

Quem nunca passou pela sensação de que o dia precisaria ter mais horas para “dar conta” de tudo o que precisa ser feito? Afinal, a soma de trabalho e outros afazeres do dia a dia acabam dando a impressão de que não sobra tempo para se dedicar a projetos pessoais ou à família. Gabriel Goffi, jogador profissional de poker, empreendedor e criador do treinamento de alta performance Moving Up, conseguiu alcançar um nível de produtividade, energia e conhecimento que apenas os maiores players do mundo, seja no poker, no empreendedorismo ou qualquer outro mercado, conquistam. Ele diz que assim vive-se um High Stakes, em referência ao nome dado aos limites mais altos das mesas de poker e aos jogadores que as enfrentam.

Após uma profunda imersão de estudos sobre mental coaching, lifecoaching, hiperprodutividade, controle emocional, biohacking e ferramentas que aumentam a performance, o empreendedor ensina sete estratégias poderosas que qualquer um pode adotar no dia a dia. “Essas estratégias nos ajudam a mudar os padrões da nossa mente, vencendo hábitos antigos que reduzem a produtividade”, explica Goffi.

1-Planeje a rotina no dia anterior

Goffi indica que todos os passos a serem dados ao longo do dia devem ser planejados. “Crie lembretes do que você precisa fazer e de como deve agir, e coloque no banheiro, na geladeira, no celular, ou outros lugares”, destaca. “Você não pode acordar e pensar no que vai fazer no dia, pois a falta de planejamento tira a sua energia”, ensina o empreendedor, que sugere que o dia seja planejado antes de dormir. “A rotina e os hábitos libertam e deixam a mente livre para criar. Quando você só tem uma opção do que fazer, é mais fácil agir”.

2- Faça primeiro o que traz mais resultados

“Dedique as primeiras horas do seu dia àquilo que é mais valioso e que vai trazer o maior resultado”, destaca Goffi. Segundo o empreendedor High Stakes, as atividades que levam as pessoas adiante na busca pela realização das metas devem ser realizadas com a energia do início do dia. “Se essa tarefa vai te trazer mais resultados e te aproximar dos seus objetivos, como você não vai fazer todos os dias?”, indaga. Caso isso seja impossível, Goffi ensina que estas tarefas devem ser feitas com prioridade total. “Você tem que pegar a principal tarefa do seu dia e realizá-la de qualquer forma”, explica. O empreendedor dá exemplos de quais tarefas podem ser estas: o estudo de uma área importante para o desenvolvimento pessoal, ou a atividade que mais dá resultados para a empresa, por exemplo.

3- Deixe seu local de trabalho com o essencial

Segundo Goffi, o ambiente de trabalho deve estar organizado e sem nada que não seja essencial para a realização das tarefas. “No dia anterior, deixe seu escritório apenas com o que vai utilizar ao longo do dia”, ensina. O desktop do computador também deve ter apenas os itens que serão utilizados. “Quando você acorda ou chega ao seu local de trabalho, tudo deve estar pronto para você não gastar energia se organizando”, explica o empreendedor, que compara o local de trabalho ao palco de um grande espetáculo. “Tudo deve estar posicionado para a sua performance, como se você fosse um artista que chega para o show”, destaca.

4- Finalize tarefas

Segundo o criador do Moving Up, é necessário também ter foco, e para isso não devem ser deixadas pendências que consomem o pensamento e a energia. “Se quer realizar as suas metas, resolva todas as pequenas coisas que precisam ser resolvidas como, por exemplo, perdoar alguém com quem teve alguma desavença”.

5- Aplique o “Princípio de Pareto”

Goffi recorda a lei da filosofia desenvolvida por um filósofo italiano, que estabelece que 20% dos seus esforços trazem 80% dos seus resultados. “Aplicar este conceito revoluciona os seus negócios e relacionamentos”, ensina. O empreendedor sugere que as pessoas analisem quais atividades trarão mais retorno para o negócio ou a realização dos sonhos pessoais. “Dependendo da situação dos seus negócios, você pode até mesmo se livrar dos clientes que dão muito trabalho e pouco retorno, concentrando suas energias nos que mais trazem resultados”. Ao seguir este princípio, como orienta Goffi, é possível encontrar mais tempo ao se livrar do que não é importante. “O produtivo não é quem faz mil coisas ao mesmo tempo, é quem faz o que precisa fazer com qualidade e excelência”, conclui.

6- Remova as distrações

Estamos cercados de distrações o todo tempo, e de acordo com Goffi, isso é resultado do conceito de multitasking. “Por conta da acessibilidade nos dias de hoje, criamos distrações e interrupções que matam a produtividade e impactam nossa rotina de uma forma que nem temos ideia, porque a cada olhada em uma rede social, você sai do estado de concentração e perde tempo”, resume. Ele sugere utilizar aplicativos para bloquear mídias sociais e realizar cada tarefa com foco total. – “Entre de cabeça nas coisas, analise a sua relação com o tempo, como você entra no seu estado máximo de foco e concentração, e use a seu favor como estratégia para potencializar esses estados e minimizar as distrações e, consequentemente, a improdutividade”, indica.

7- Tenha consciência do que foi feito

Após terminar o trabalho ou o que deve ser feito ao longo do dia, é preciso colocar-se em um estado de paz. Goffi destaca a importância de ter consciência daquilo que foi realizado, compreendendo que foi feito todo o possível. “Quando você entende que deu o seu máximo e se questiona ‘o que eu aprendi ou melhorei com essa experiência?’, você fica mais consciente e mais calmo, o que melhora seus relacionamentos pessoais”, ensina, destacando a importância de valorizar os momentos com a família com total presença, ou seja, sem pensar naquilo que não foi feito ou que ficou pendente. “Essa calma evita que você fique muito ansioso pelos resultados, o que pode acontecer com aqueles que são muito produtivos”, finaliza.

Fonte: Canal Executivo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: