Colheita da soja chega a 25,6% da área com produtividade média de 52,6 sc/ha

16/02/2016

A colheita da soja 2015/2016 em Mato Grosso chegou a 25,6% dos 9,203 milhões de hectares semeados na última semana. Com quase 30% da área colhida o Estado tem apresentado uma produtividade média de 52,6 sacas por hectare, um leve aumento em relação as 51,7 sacas constatadas no início de fevereiro. Semana começa com nebulosidade e chuva em grande parte do Centro-Oeste e Norte do Brasil.

O avanço semanal constatado foi de 11,3 pontos percentuais, de acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Já em comapração ao ciclo anterior verifica-se, também, que os trabalhos “aceleraram”, pois está 0,9 pontos percentuais à frente dos 24,7% de área colhida nesta época o ano passado.

O sexto acompanhamento de colheita por região do Imea mostra que a região mais avançada é o Oeste com 37,6% da área colhida. A região é a que maior produtividade média também registra com 56 sacas por hectare. Já o Médio-Norte, uma das regiões que mais sofreu com o stress hídrico durante o plantio e desenvolvimento da planta, a colheita atingiu 28,7% com 50,4 sacas por hectare em média.

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos, áreas de instabilidade são observadas na manhã desta segunda-feira, 15 de fevereiro, sobre quase todos os estados produtores do Centro-Oeste, Norte e parte do Sul: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, oeste de Minas Gerais, Maranhão, Pará e Rondônia.

Em publicação em página na rede social, o agrometeorologista pontua, ainda, que pancadas de chuvas podem ocorrer durante a semana, podendo paralisar momentaneamente os trabalhos de colheita da soja e plantio do milho e algodão.

Da Redação – Viviane Petroli

Fonte: AgroOlhar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: