Despesas com alimentação alavancam custos de produção de suínos e aves em janeiro

16/02/2016

Os custos de produção de aves e suínos tiveram fortes altas em janeiro, segundo dados da Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa divulgados na sexta-feira (12), impulsionados principalmente pelo aumento das despesas com alimentação dos animais, conforme já vinha sendo alertado pelas indústrias do setor.

O frango teve aumento de 7,98% no custo de produção dado pelo ICPFrango/Embrapa em janeiro, em relação a dezembro, a 216,83 pontos, principalmente pela sobrecarga nas despesas com alimentação das aves, que aumentaram 7,31%. Nos últimos 12 meses, o custo com nutrição subiu 20,07%.

O ICPSuíno/Embrapa, que mede o custo de produção dos suínos, subiu 6,21% em janeiro, em relação a dezembro, a 216,24 pontos, também alavancado pelos custos com industrialização e a aquisição de rações para os suínos (milho e farelo de soja). Esses custos de nutrição subiram 6,11% no período. Nos últimos 12 meses, os custos com nutrição de suínos subiram 17,76%.

O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário do tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema do tipo “ciclo completo” em Santa Catarina, maior produtor nacional.

A elevação dos custos de alimentação de frangos e suínos já ocorre desde o ano passado, mas acelerou fortemente em janeiro deste ano, quando a acentuada exportação de grãos levou à falta do produto em algumas regiões do país para nutrição dos animais. A indústria reagiu pedindo leilões de estoques de milho para garantir o abastecimento e evitar aumentos ainda maiores nos preços das carnes.

Mais informações detalhadas sobre os custos de produção estão disponíveis no site da Embrapa.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: