ENAServ 2016 ressalta a importância dos serviços para o mercado internacional

16/02/2016

Evento discute oportunidades de mercado, tendências e perspectivas do setor que chega a responder por 70% do PIB brasileiro

Segundo o presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, o setor de serviços vem crescendo vigorosamente, a taxas superiores às do comércio de bens. Castro atribui os resultados do segmento a importantes fluxos de investimentos diretos, assim como a atividades ligadas à inovação, à indústria e ao agronegócio: “O segmento é relevante para a retomada do crescimento econômico. As novas tecnologias de informação, a redução nos custos de transportes e o incremento dos negócios relacionados ao setor têm criado um cenário positivo para expandir o conjunto de serviços comercializáveis”, afirmou.

Para abordar a questão da inserção do Brasil no mercado internacional de serviços, apresentar tendências e os desafios nas negociações internacionais, assim como perspectivas para exportações brasileiras e as oportunidades no mercado externo para o setor, a AEB promoverá, em 19 de abril, em São Paulo, a 7ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – ENAServ 2016, com o tema “Oportunidades no Mercado Externo de Serviços”.

De acordo com Castro, apesar de as mercadorias apresentarem cada vez mais valor agregado relacionado a serviços, eles são apenas 15% do comércio exterior do Brasil, embora respondam por 70% do PIB e 63% da população ocupada, segundo dados de 2013.

A organização do evento espera um público de cerca de 600 participantes, entre empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades, consultores e especialistas, corretores e operadores, profissionais de bancos e seguradoras, representantes diplomáticos e comerciais, entre outros.

O ENAServ 2016 é promovido pela AEB, em parceira com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com apoio da FECOMERCIO-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e conta com a parceria do Guia Marítimo.

Fonte:Guia Marítimo – Redação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: