Soja segue em alta na CBOT com foco na logística do Brasil e financeiro global mais calmo

16/02/2016

Os futuros da soja seguem avançando na Bolsa de Chicago na sessão desta terça-feira (16). O mercado internacional parece ter voltado do feriado comemorado ontem nos EUA, do Dia do Presidente, com um fôlego um pouco melhor e, por volta das 11h40 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 3,75 e 4,50 ponto nas posições mais negociadas. Mais cedo, os ganhos chegaram aos 9 pontos.

Analistas internacionais afirmam que algumas complicações da logística brasileira puxam os preços da oleaginosa neste início de semana para os negócios na CBOT. Os traders acompanham lineup dos portos nacionais, onde começam a surgir as possibilidades de um atraso no embarque da soja por conta do excesso de chuvas.

Segundo noticiou a Reuters, há 163 navios aguardando para serem carregados com a oleaginosa e milho nos terminais, o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com a agência Williams, o que totaliza, aproximadamente 9,73 milhões de toneladas.

Notícias melhores vindas ainda do mercado financeiro global também dão suporte aos preços dos grãos no mercado interno. Nesta terça-feira, as ações na Bolsa de Xangai tiveram sua melhor sessão em três meses a animou os investidores.

Paralelamente, boas notícias também para o petróleo. Os gigantes da produção da commodity firmaram um acordo para congelar o nível de produção. A medida é liderada por Arábia Saudita e Rússia, além de Venezuela e Qatar. Porém, seus líderes afirmaram que só a efetivam caso os outros países também o façam.

“Com o objetivo de estabilizar os mercados petrolíferos, os quatro países decidiram congelar a produção ao seu nível de janeiro, desde que os outros grandes produtores façam o mesmo” declarou aos jornalistas, o ministro Mohammad bin Saleh al-Sada, ministro de Energia do Qatar, segundo reportou o jornal O Globo.

Entretanto, os futuros do petróleo, que logo em seguida repercutiram a informação e subiram de forma expressiva, vêm devolvendo parte desses ganhos e operam com certa estabilidade tanto em Londres como em Nova York.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: