Souza Cruz é pioneira na certificação da Produção Integrada de Tabaco

16/02/2016

O dia 12 de fevereiro de 2016 ficará marcado na história do setor de tabaco, principalmente para a Souza Cruz. Nesta data, a empresa concluiu de forma pioneira, o processo de certificação da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A compra da produção – dos 50 produtores integrados à empresa na Região Sul do Brasil que participaram do projeto piloto – iniciou nesta sexta-feira, 12, na Unidade de Blumenau (SC).

Conforme o gerente Nacional de Produção Agrícola, Helio Moura, a certificação comprova que a produção foi obtida de forma segura e sustentável, utilizando as melhores práticas para evitar impactos ambientais, assegurando responsabilidade social e garantindo a rastreabilidade da produção do tabaco.

Ao todo, serão cerca de 400 toneladas de tabaco certificado na Safra 2015/2016. A Unidade de Blumenau foi escolhida como forma de centralizar toda a produção do tabaco dos produtores participantes do Programa Piloto nos três estados do Sul, garantindo todo o acompanhamento, desde a produção até o processamento, com a devida segregação e rastreabilidade dessa produção específica. Segundo Moura, a conquista pioneira é motivo de grande orgulho e alegria para a empresa. “Desde 2009 estamos envolvidos neste objetivo que hoje torna-se realidade. A qualidade do tabaco brasileiro, já reconhecida mundialmente, agora passa a ser certificada pelo Governo Brasileiro de acordo com as Normas Técnicas Específicas para a cultura do tabaco”, destaca ele. De acordo com o gerente, a partir da próxima safra, o processo de certificação da produção deverá ser ampliado junto aos integrados à empresa.

Saiba mais:

A Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil é um programa desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e é um programa oficial do governo brasileiro, onde a produção é auditada com base nas Normas Técnicas Específicas da Produção de cada produto e daí, recebe a certificação de um organismo acreditado pelo CGCRE, órgão vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), através da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, com um “selo” que assegura a produção de acordo com as normas técnicas, visando disponibilizar aos consumidores produtos seguros.

Desta forma o tabaco, por intermédio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), aderiu ao programa do MAPA, e criou a “Produção Integrada do Tabaco – PI Tabaco”. Esta conta, além do MAPA e do Inmetro, com a coordenação do Comitê Técnico da Produção Integrada de Tabaco, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e auditoria de uma Certificadora acreditada pelo Inmetro que audita todas as etapas pelo qual o tabaco passa. Para a produção auditada, é conferido um selo como forma de certificação, assegurando que tal produção foi realizada respeitando a legislação vigente e os conceitos de sustentabilidade no que se refere aos pilares Social, Ambiental e Econômico.

Vantagens:

Produtores: oportunidade para redução de custos de produção, produção segura e diferenciada e especialmente a garantia de continuidade no mercado;

Indústrias beneficiadoras: reconhecimento em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e maior diferencial competitivo no mercado global através da chancela governamental;

Clientes: maior grau de segurança em relação à qualidade dos produtos e seu consumo, conforme padrões brasileiros e internacionais,com a garantia de rastreabilidade e sustentabilidade dos processos.

Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: